Letícia... Uma lagartinha de alface que virou mariposa.
Em janeiro deste ano estava louca para adotar um cachorrinho para fazer companhia para a Tina, minha poodle de 5 anos, mas meu marido (Allan) negava os meus pedidos.
Um domingo pedi que ele comprasse uma alface para o almoço. Ele foi à feira e trouxe uma alface muito bonita e começou a lavar.
Depois que lavou, veio com uma lagartinha em um talo, dizendo que ela se agarrou no ralo da pia e brigou para não ir pelo cano. "Cabra macho não merece morrer" disse e queria atirar pela janela.
Atirar pela janela??? Treze andares para baixo??? E a lagarta não merecia viver? Não mesmo! Resolvi que a gente ia cuidar da lagarta até ela virar borboleta.
Na verdade, quem criou foi o Allan. Colocou a bichinha em uma garrafa pet, cortada pela metade, com alface e um pouco de água no fundo.
Segunda de manhã, trocou a alface e a água e antes de sair para trabalhar me pediu para olhar a Letícia. Letícia? Ué, mas a lagarta não era cabra macho? "É, mas lettuce é alface em inglês"... Tá bom, Letícia, então.
Pesquisamos na internet como criar uma lagarta, mas como não encontramos, resolvemos arriscar e seguir a intuição.
O Allan trocava a alface e a água, de manhã e à noite. E ela só comia e fazia cocô...
No terceiro dia, a Letícia não quis comer, só andava para cima e para baixo na alface. Ah, claro usamos o pé de alface em que ela veio. À noite, vimos que ela tinha feito um casulo.
Ela ficou lá por seis dias. E nós ficamos preocupados, será que ela estava bem? Mas, começamos a ver as mudanças dela, principalmente os olhinhos.
Quando a alface começou a secar e a cair em direção à água, colocamos fita crepe para segurar a folha em pé.
Na tarde do nono dia, quando voltei do trabalho, vi que a Letícia tinha rompido o casulo e achei que ela tinha voado pela janela, que estava aberta. Mas, quando fui olhar a garrafa pet direitinho, ela saiu voando de lá. Uma mariposa! Feinha, mas lindinha para mim... Fiquei muito feliz que tínhamos conseguido criar a Letícia direitinho!
Corri para pegar a câmera para tirar fotos e filmar. Sabíamos que algumas espécies só vivem 2 horas e não queria arriscar. Liguei para o Allan para avisar que ela tinha virado uma linda mariposa e que iria abrir a janela. Tirei as fotos, filmei e abri a janela... E ela voou...
Parece bobo, mas foi emocionante! Ainda lembramos dela, claro! Quantas pessoas conhecemos, que criaram uma lagarta numa garrafa pet, que virou mariposa e voou pela janela?
Pois é... Letícia, uma lagartinha de alface em minha vida...
Letícia dia a dia:
Dia 1: quando chegou em casa e colocamos na garrafa pet.
Dia 2: esse dia ela estava brava e atacou um pedaço de alface que cutucou o bumbum dela.
Dia 3: À noite fez o casulo.
Dia 4: A alface começou a secar.
Dia 5: Fita crepe para segurar a alface.
Dia 6: A alface secou e nós ficamos preocupados.
Dia 7: Ficamos mais tranquilos, dava para ver os olhinhos...
Dia 8: Não teve muita mudança na Le...
Dia 9: Virou mariposa e voou...
Casulo vazio:
Na cortina:
Na janela, antes de abrir para ela voar.
Encontramos outros relatos de curiosos que iniciaram a criação das verdinhas, mas nenhum com final "conhecido". Pobres lagartas...
ResponderExcluirMuito engraçado!!!
ResponderExcluirEstou criando 2 Tambem a Historia está sendo igualzinha mas só uma por inquanto está no casulo...
ResponderExcluirAntonio, boa sorte! Depois conta como ela ficou? Uma mariposinha tb ou mais bonitinha!
ResponderExcluirAchei uma em um alface aqui, fiquei com dó de matar (mais tbm não quis mais comer o alface RS), ai fui pesquisar vi que dava pra criar, achei hoje vamos ver se ela terá um final feliz também! =)
ResponderExcluirA nossa lagarta Jurebela já está conosco uns 8 dias e népias de casulo, ainda só come e faz cocozinho ...
ResponderExcluirÉ o 2º bichinho da minha filhota, o 1º era um caracol ....ele fugiu ... sniffff minha filhota ...
Estamos cuidando de uma tambem, o nome dela vai ser girina comilona, bem legal esta sua historia.
ResponderExcluirque legal , estou com uma e capturei ela ontem , vou fazer isso mesmo !!!
ResponderExcluirVirou borboleta?
ExcluirEstou com a Magnólia há dois dias e tem horas que ela fica muito quieta. É normal?
ResponderExcluirQue lindo ^^ eu criei uma no ano 2012, todo dia trocava o alface, mas um dia cheguei em casa e a nossa Verdurinha tinha sumido, provavelmente foi procurar algum lugar para fazer casulo. Desde do dia 23/09/15 estou cuidando da Verdurinha², fico muito feliz quando percebo como ela esta crescendo *---* elá ainda é mto pequenina.
ResponderExcluirQue lindo ^^ eu criei uma no ano 2012, todo dia trocava o alface, mas um dia cheguei em casa e a nossa Verdurinha tinha sumido, provavelmente foi procurar algum lugar para fazer casulo. Desde do dia 23/09/15 estou cuidando da Verdurinha², fico muito feliz quando percebo como ela esta crescendo *---* elá ainda é mto pequenina.
ResponderExcluirEstamos com uma chamada caterpy 2 dia hoje.mas ela chegou no alface e colocamos na hortinha de salsinha da minha filha .e colocamos alface la.
ResponderExcluirOw, que da hora! Ontem também resolvi cuidar da lagarta que veio num pé de alface! Vou fazer como voce, espero que ela vire uma mariposa também!
ResponderExcluirOw, que da hora! Ontem também resolvi cuidar da lagarta que veio num pé de alface! Vou fazer como voce, espero que ela vire uma mariposa também!
ResponderExcluirVIROU BORBOLETA A LARGATA DO ALFACE?
ExcluirAhh! Que bom que encontrei esse blog. A lagartinha que estou criando fez a mesma coisa e eu fiquei preocupado. Muito bom.
ResponderExcluirAqui em casa as lagartas atacaram a salsinha,fiquei com dó e estamos criando uma já virou casulo,
ResponderExcluirMuito da hora ,to passando pela mesma coisa ,fiquei com dó e to criando uma em um vasinho de planta, estou trocando a alface todos os dias, logo logo ela ta virando uma maripozinha.
ResponderExcluirMeu esposo trouxe uma lagartinha num pé de rosas e minha filha de 6anosquiz cuidar dela. Colocamos num pote de maionese e fiz furos em cima para ela respirar. Trocamos as folhas de rosas velhas por uma folha de alface e ela comeu como louca. Risos
ResponderExcluirDepois de alguns dias, ela fez um casulo, acredito que será uma borboleta, mas estamos aguardando para saber. Quiz escrever pois deixo a sugestão de colocar as lagartinha em um pote limpo de maionese, assim elas não fogem. Mas tem que limpar todos os dias, pois elas fazem muita sujeira! 😛
Encontrei esse blog pois hoje lavando alface achei uma lagartinha verde tão bonitinha e queria saber se virava mariposa ou borboleta. Já a colocamos num pote novo e iremos cuidar como cuidamos da Srta. Largatita. Como essa é verdinha, recebeu o nome de Srta. Verdita.
A minha está em um tipo de casulo , se mexe de vez em quando , mas não come . Será que ela só come alface ? Alguém pode me ajudar , por favor !
ResponderExcluirEu não tive tanta sorte, como vocês que ficaram com pena e estão criando,eu tenho uma lanchonete poucos dias atrás receber uma intimação do cliente pra mim comparecer na audiência e responder por danos morais e Está mim cobrando 15mil reais . Muito triste, eu sei que temos que ter o máximo de cuidado com a lavagem desses produtos ,mais tem uns que são bastantes resistentes e acabam ficando bem escondidos. Agora eu vou não seu o que falar, e muito menos não tenho esse dinheiro todo que ele pede .precisa desabafa, quase não durmo pensando nesse caso.Obrigado, parabéns para vocês que estão criando esse ser que só está querendo sobreviver .
ResponderExcluirEle encontrou na Folha de alface do hot dog uma larga tinha.
ResponderExcluirEstamos criando uma lagartinha que veio no alface. Ficou um dia na geladeira e estava com muito frio quando tirei a alface pra lavar. Coloquei ela no canteiro de salsinha com água e comidinha. Fico sempre olhando pra saber se está viva e se alimentando..
ResponderExcluirVIROU BORBOLETA
ExcluirAchei uma hoje e estamos criando tbm, o nome dela é caterpie! 😊
ResponderExcluirJá criamos uma larva de arroz tbm que virou uma mariposinha cinza bem pequena,o nome dela era Minik, foi emocionante vê-la sair voando!
ResponderExcluirEstou chocado de ver quanta gente encontrou uma lagarta e teve a ideia de criar! Eu pensei que era o único doido que tinha feito isso! Para mim em particular não foi novidade. Por incrível que pareça, eu já fazia isso com as lagartinhas que davam no meu quintal quando eu era criança, bem no início dos anos 70 (isso mesmo, 1970)!
ResponderExcluirA história da minha lagartinha de hoje é quase idêntica à da Letícia, do blog. Quando minha esposa me chamou para ver, a bichinha estava numa bacia com solução contendo cloro para higienizar verduras, lutando para sobreviver ao afogamento e envenenamento!!! Aí, lembrei do meu tempo de criança. Salvei a bichinha, verdinha, coloquei numa vasilha fechada, substituí a tampa por tecido que permite entrada de ar e alimentei com alface. Em dois dias ela literalmente se transformou num casulo. Estou esperando o que vai sair de lá.
Que bom que somos pessoas sensíveis... Também estou com uma lagartinha de alface que achei na pia enquanto lavava a louça. Ela caiu lá ontem a noite enquanto eu fazia a salada para a janta. Estou mantendo ela com uns talos de alface e água em um pote. Espero que consiga sobreviver e como a Letícia, sair voando por aí.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei uma lagartinha hoje.. vou cuidar dela
ResponderExcluirGente! Alguém pode me ajudar? Minha mãe encontrou uma lagartinha na alface faz uns três dias.
ResponderExcluirNesses três dias, fui dando mais alface e limpando o potinho em que a coloquei.
Mas exatamente hoje, ela do nada parou de comer e está muito inquieta! Não sabia se ela estava insatisfeita com a alface, e coloquei mais, limpei o pote, dei uma tampinha com água, coloquei palitos para ver se ela se apoiava neles para fazer o casulo. Mas nada até agora... ela ficou já grudada na tampa e caiu... tadinha, estou ficando com o coração apertado e não sei o que fazer :(
A JOSEFINA, JOJO PARA OS ÍNTIMOS! Está conosco a quase uma semama! E estamos encantados com ela. Meu sobrinho de 3 anos está todo empolgado e quer vê-la chama pelo nome.Sei se quando ela for embora vai deixar saudades ela se tornou da família.
ResponderExcluirJojo fugitiva hahaha só come e dorme nós amamos a jojo ❤🐛
ResponderExcluirOlá gente !!! Muito bom ver como as pessoas realmente tem um lado sensível !!! Então, achei este blog procurando como cuidar da lagarta que eu encontrei na alface esta semana, e este aqui foi super útil !!! Uma dica, coloquei um talo de aipo para a formação/sustentação do casulo, e "ela" (não dei nome mas gostei muito de Letícia) adorou !!! Formou o casulo ontem, agora é esperar !!!
ResponderExcluirTambém estou criando muito. Ela fez o casulo na couve e q couve tá qse seca. Coloco umas folhas verdes próximas a ela pra ver se refresca o ambiente, nem sei se estou fazendo certo, mas espero que ela sobreviva e voe pra liberdade.
ResponderExcluir
ResponderExcluirTambém estou criando uma de alface. Ela fez o casulo na couve e a couve tá qse seca. Coloco umas folhas verdes próximas a ela pra ver se refresca o ambiente, nem sei se estou fazendo certo, mas espero que ela sobreviva e voe pra liberdade.
VIROU UMA BORBOLETA?
ExcluirQue bom encontrar esse relato! A história se repete por aqui: lagartinha no alface e zero coragem de jogar a pobrezinha. Coloquei o alface em um vaso e estou agora torcendo pra que ela fique bem! 2o dia hoje
ResponderExcluirE a história se repetiu em 2024, agora a minha Letícia é um casulo. Aguardando ansiosa seu novo renascimento!
ResponderExcluir